sábado, 2 de abril de 2011

Aluna do Rio ganha R$ 35 mil por Bullying na escola





O Colégio Nossa Senhora da Piedade no Rio de Janeiro foi obrigado pela justiça do estado a pagar uma indenização de R$ 35 mil a família de uma  ex-aluna por danos morais. Os pais da menina entraram com uma ação contra a escola, pois relatam que desde março de 2003, quando a garota tinha sete anos, ela vinha sofrendo com constantes agressões físicas e verbais por colegas de classe.

O resultado é que a garota acabou tendo fobia de ir à escola e foi necessário fazer um tratamento com antidepressivos. A escola se defende, dizendo que tomou todas as medidas pedagógicas, porém, não afastou os alunos agressores. A justiça entende que o dano moral ficou configurado e a responsabilidade sobre o aluno quando os pais não estão presentes é da escola, que deve cuidar da integridade física e psíquica dos mesmos.

Fonte: GloboNews

Escola pública do interior de PE está totalmete acima da média

A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva é sem dúvida um exemplo de cooperação e união educacional a ser copiado por todo o Brasil. A instituição que está localizada no interior de PE alcançou no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) uma média de 6,5 em seu desenvolvimento que é uma meta para 2021 no Brasil, ultrapassando ainda escolas particulares e o índice de outros países.

Confira a reportagem feita pela Globo News

Neste vídeo vemos as realidades opostas das escolas estaduais de PE. De um lado a Tomé Francisco da Silva no interior do estado e do outro a Escola Lagoa Encantada no Recife.

- OPINIÃO -

A realidade que vive hoje esta escola não começou ontem, mas -acredito- que houve uma grande intensificação do trabalho realizado, e tenho certeza de que todos os envolvidos foram além de suas "obrigações", não só cumpriram seu dever como vemos o exemplo do gestor, que procurou os problemas, traçou metas, criou o plano e o executou. Assim como eles devemos sair do protocolo e realizar o inesperado, ir além das expectativas, se importar com o outro e pôr uma pitada bem exagerada de AMOR, UNIÃO, FORÇA DE VONTADE e PERSEVERANÇA, onde os grupos: escola, aluno, famíla se torne uma equipe.


Texto: Weverton Kleber